PUBLICIDADE

Póvoa de Lanhoso empenhada no Pacto de Autarcas

Assinatura 1

Liderada pelo Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Manuel Baptista, a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Ave esteve representada na cerimónia anual do Pacto dos Autarcas e Mayors Adapt, realizada no dia 15 de outubro, em Bruxelas (Bélgica).

A Comunidade Intermunicipal do Ave é a entidade coordenadora do Pacto de Autarcas na região NUT III Ave, em que se inserem a Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Cabeceiras de Basto, Mondim de Basto, Guimarães, Fafe, Vizela e Famalicão.

O nosso concelho é um dos signatários daquele compromisso, sendo que já foi aprovado o plano de ação para a energia sustentável do município, em sede de Assembleia Municipal.

O Pacto de Autarcas é o principal movimento europeu a envolver autarquias locais e regionais que voluntariamente se empenham no aumento da eficiência energética e na utilização de fontes de energias renováveis nos respetivos territórios. Através do seu compromisso, os signatários pretendem atingir e ultrapassar o objetivo da União Europeia de reduzir o CO2 em 20 por cento até 2020.

A região do Ave, através da Comunidade Intermunicipal respetiva, comprometeu-se com as metas do Pacto Europeu de Autarcas – “Covenant of Mayors” – através da adesão conjunta dos municípios que a integram, realizada no dia 15 de outubro, na cerimónia anual do Pacto, em Bruxelas.

A concretização dessas metas resultará na redução de cerca de 22 por cento das emissões de CO2 da região através da implementação de um conjunto de medidas de iniciativa municipal, privada ou em parceria. Essas medidas centram-se na promoção da eficiência no consumo de energia e na integração de energias renováveis de pequena escala no território da região.

Para a prossecução dos objetivos acima referidos, a CIM do Ave conta com o apoio da Agência de Energia do Ave através da elaboração dos Planos de Ação para a Energia Sustentável e apoio técnico à implementação das medidas de redução neles preconizadas.

Todas as notícias no seu e-mail

Amares24.net

Notícias do concelho de Amares

Rua do Conhecimento, 10 4730-575 Vila Verde

253 320 000

info@amares24.net

Nas redes sociais