PUBLICIDADE

XXI Festival de Folclore Professor Gonçalo Sampaio dá palco às tradições

Rancho-Brasil

A Póvoa de Lanhoso recebe, no próximo dia 15 de agosto, o XXI Festival de Folclore Professor Gonçalo Sampaio. Pela primeira vez com um desfile de trajes do Minho. Prevê-se uma tarde de muita animação em que as verdadeiras tradições da nossa região sobem ao palco e em que é homenageado um ilustre filho da nossa terra.

“Nesta XXI edição do Festival de Folclore, pretendemos dar uma dimensão diferente ao evento, com a realização de um desfile etnográfico”, explica o Vereador da Cultura e Turismo da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, André Rodrigues.

Vão participar seis grupos de dentro e fora do concelho. O Rancho Folclórico de Porto D’Ave (Taíde), o Rancho Folclórico de Santa Maria de Verim e o Rancho Folclórico de S. Julião de Covelas representarão a Póvoa de Lanhoso. Convidados desta edição são o Rancho Folclórico Recreativo e Cultural “As Florinhas de Rio Meão” (Santa Maria da Feira), o Grupo de Folclore da Escola Secundária D. Henrique (Porto) e o Grupo Cultural Recreativo Martin de Freitas (Fafe).

A concentração dos Ranchos e participantes no desfile de trajes do Minho começará 14:00 horas, nos Paços do Concelho. De salientar que este desfile contará com a presença do executivo, de todos os ranchos folclóricos e associações juvenis do concelho da Póvoa de Lanhoso.

Este Festival homenageia Gonçalo Sampaio, que nasceu na freguesia de Calvos, a 29 de março de 1865. Foi professor e botânico. De entre outras facetas, também foi um amante de música e um autodidata, tendo-se empenhado na investigação de folclore, sendo responsável pela recolha de canções populares que integram o “Cancioneiro Minhoto”.

Inserido em:     ,

Todas as notícias no seu e-mail

Amares24.net

Notícias do concelho de Amares

Rua do Conhecimento, 10 4730-575 Vila Verde

253 320 000

info@amares24.net

Nas redes sociais