PUBLICIDADE

Santuário da Nossa Senhora da Abadia classificado como Zona Especial de Proteção

3P5110333

O Santuário da Nossa Senhora da Abadia foi classificado como conjunto de interesse público, incluindo o património integrado, em Abadia, freguesias de Bouro (Santa Maria), Valdosende e União das Freguesias de Chorense e Monte, concelhos de Amares e Terras de Bouro, distrito de Braga.

A classificação consta do Diário da República que publica, ainda, a decisão do Ministro da Cultura em classificar uma Zona Especial de Proteção (ZEP).

“A Abadia é um importantíssimo marco religioso e cultural de toda a região e da própria Península Ibérica. Para além da sua história é um local de uma beleza rara, pelo Santuário agora reconhecido como Monumento de Interesse Público, e também pela natureza envolvente e os vestígios de outras civilizações que ali podemos encontrar”, sublinha Manuel Moreira, presidente da Câmara Municipal de Amares.

A zona especial de proteção (ZEP) tem em consideração a inserção do santuário no território e as relações únicas que estabelece com a impressionante paisagem envolvente. A sua fixação visa assegurar a salvaguarda do enquadramento, nomeadamente as perspetivas de contemplação e os pontos de vista, e ainda a compreensão do significado cultural do conjunto, permitindo uma leitura integrada do lugar.

Todas as notícias no seu e-mail

Amares24.net

Notícias do concelho de Amares

Rua do Conhecimento, 10 4730-575 Vila Verde

253 320 000

info@amares24.net

Nas redes sociais